Saúde da Mulher | Saiba os Cuidados por Faixa Etária

por | 01/10/2021

O que é o Outubro  Rosa

Mundialmente conhecida, a campanha do Outubro Rosa é de suma importância, pois tem o objetivo de chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e para a necessidade do diagnóstico e do tratamento precoces, que aumentam as chances de cura da doença.

Anualmente, as ações do Outubro Rosa visam incentivar as mulheres a estarem com seus exames em dia e, é claro, realizarem uma troca de experiências. Assim, pode-se tirar dúvidas e receber informações sobre os exames de prevenção para a saúde da mulher, conscientizando-a sobre a doença.

Neste mês, o Outubro Rosa objetiva enfatizar a necessidade de as mulheres, a partir dos 20 anos, fazerem o autoexame, uma vez que cerca de 80% dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres por meio do exame de toque.

Já as mulheres que entram na fase da vida de pré-menopausa e pós-menopausa, entre os 40 a 70 anos de idade, são aconselhadas a fazer a mamografia, que também é um exame simples capaz de detectar o câncer de mama precocentemente.

Por isso, a campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa procura mostrar o quão importante é as mulheres estarem com seus exames preventivos em dia.

Como fazer o auto exame?

Como mencionado, o Outubro Rosa é uma campanha que busca realizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Portanto, a partir dos 20 anos, o recomendado é que seja feito o autoexame por todas as mulheres.

O autoexame de mamas pode ser efetuado em frente ao espelho, em pé ou deitada, seguindo os estes passos:

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre  a cabeça, com a mão direita, examine a mama esquerda. Faça movimentos circulares e, em seguida, faça movimentos de cima para baixo. Por fim, repita o passo a passo com a mama direita.

Cuidados essenciais com a saúde da mulher em cada ciclo de vida

Conforme o passar dos anos, as mulheres precisam ter alguns cuidados com a saúde. Anualmente, temos muitas datas comemorativas para lembrar da importância das mulheres, mas, além de promover ações acerca do universo feminino parabenizando-as, é fundamental conceituar que a saúde da mulher envolve uma série de fatores como bem-estar mental e físico, características metabólicas, fisiológicas, psicológicas e sociais de cada uma.

Independentemente do organismo, é essencial ter alguns cuidados com a saúde da mulher para manter o seu organismo protegido, equilibrado e livre de doenças.

Os cuidados a cada ciclo de vida:

Infância – 10 aos 15 anos

Nesta fase da infância, é preciso que os pais das meninas comecem a realizar um acompanhamento com um ginecologista, pois, neste momento, é possível identificar as alterações hormonais e/ou distúrbios do aparelho reprodutor.

Adolescência – 15 aos 20 anos

Na adolescência, é imprescindível que haja um cuidado especial com a saúde da mulher, pois este é o estágio no qual as meninas se encontram na fase da reprodução e, consequentemente, lidarão com as preocupações do mundo feminino, como gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Mulher em idade fértil – 20 anos aos 30 anos +

Neste período, as mulheres se encontram em período fértil e, normalmente, é a fase que mais requer atenção, pois as mulheres buscam engravidar. Por isso, é muito importante ter determinados cuidados com a saúde feminina para prevenir determinadas doenças.

Na fase em idade fértil, é elementar que as mulheres procurem se exercitar, ter uma alimentação balanceada para, assim, evitar doenças crônicas. O principal exame preventivo que deve estar em dia a partir dos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram relação sexual é o papanicolau.

Esse exame busca detectar lesões e fazer o diagnóstico do câncer de colo do útero antes que a mulher tenha sintomas, reduzindo a porcentagem de mortalidade pela doença.  É importante frisar que os cuidados com a saúde da mulher com esse exame devem seguir até os 64 anos.

Mulher na pré-menopausa – 40 anos

A fase da pré-menopausa é o período no qual as mulheres sentirão os primeiros sinais da menopausa, por isso, começa a ocorrer a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, diminuindo a quantidade dos hormônios.

Neste período, a saúde da mulher precisa ter um acompanhamento especial com outros médicos para, assim, prevenir outras doenças como, por exemplo, a depressão, que, apesar de desencadeada por múltiplos fatores, pode ser potencializada por alterações hormonais comuns a essa fase.

Menopausa e pós-menopausa- Acima dos 50 anos

Por fim, chegamos ao período da saúde da mulher pós-menopausa. Nesta fase, é preciso ter alguns cuidados e atenção aos sinais do corpo feminino. Esse hábito é muito relevante porque, devido à idade que avança, é preciso fazer check-up regularmente.

Consulte um médico regularmente

Como podemos falar em saúde da mulher sem falar de um médico de confiança para realizar um acompanhamento? Para que sua saúde esteja em dia, além de realizar uma série de atividades e dietas, é preciso fazer exames com uma certa regularidade para identificar precocemente doenças e tratá-las adequadamente.

É muito importante que, com o passar dos anos, você, mulher, conscientize-se de levar uma vida muito mais leve e saudável!

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

O que são Medicamentos para Ansiedade?Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais