calvicie-masculina-saiba-qual-o-melhor-tratamento-minas-gerais

Calvície Masculina | Como Tratar a Alopecia Androgenética

por | 15/03/2022

Entenda o que é e as Principais Causas da Calvície Androgenética Masculina

Calvície masculina ou alopecia androgenética trata-se de uma condição, e não uma doença que está relacionada com a  ausência, ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos seja de forma local, regional ou total.

Se ultimamente você tem percebido um aumento da presença de fios de cabelos nos travesseiros, no chão, e nas escovas saiba que é preciso atentar-se, já que a  perda diária normal de fios, em um homem é em torno de 80 a 100 fios por dia. Caso você tenha notado um  aumento desse número é hora de procurar por um médico dermatologista, a fim de identificar se você está sofrendo com a calvície androgenética masculina.

Mas você sabe qual é a principal causa da calvície androgenética masculina? O termo alopecia refere-se a algum grau de diminuição da quantidade de cabelos e é mais comum em homens devido a fatores genéticos e hormonais. No entanto, existem alguns fatores externos que podem estimular o desenvolvimento da calvície androgenética masculina.

A calvície masculina gera um grande impacto na autoestima do público masculino, pois afeta a sua qualidade de vida. A queda de cabelos nos homens geralmente está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, como a testosterona. Isso, porque devido a fatores hereditários, ambientais e estilo de vida, a alopecia afeta mais de 50% do público masculino acima dos 50 anos, podendo começar a partir dos 14 ou 15 anos de idade.

Além disso, as principais causas da calvície masculina estão relacionadas a fatores genéticos e hormonais, sendo o DHT (di-hidrotestosterona) o principal hormônio associado à perda capilar. Pois essa substância modifica os folículos, tornando-os cada vez mais finos, curtos e menos pigmentados.

Mas a calvície masculina também pode ocorrer por:

  • excesso de oleosidade (típico da dermatite seborreica ou caspa);
  • uso exagerado de produtos químicos;
  • distúrbios na tireoide;
  • má alimentação;
  • carência de vitaminas;
  • uso de determinados medicamentos;
  • problemas emocionais como estresse e ansiedade.

Saiba Como Acabar Com a Calvície Masculina

O tratamento para calvície masculina inicia-se a partir do diagnóstico de um médico dermatologista que irá levar em conta o histórico familiar, de saúde e realizará exames físicos de dermatoscopia e complementares de hemograma, dosagens de ferro, ferritina, hormônio da tireóide e vitaminas que são envolvidos com a saúde capilar a fim de investigar se o paciente sofre com a calvície androgenética masculina.

Em casos mais brandos, o tratamento para calvície masculina mais indicado é o tópico, por meio da substância minoxidil, encontrada facilmente na farmácia de manipulação, que deve ser aplicada diariamente na área afetada com os cabelos secos. 

A massagem realizada no couro cabelo deve ser feita de modo delicado para não quebrar os fios. Por isso, é importante lembrar que, após aplicar a loção, é fundamental esperar que o líquido  da substância seque totalmente para que o produto não escorra em regiões não desejadas.

Outro tratamento para calvície masculina que é muito utilizado é por meio de tratamento clínico e medicamentoso com a finalidade de bloquear ou inibir a produção da ação da DHT, como a finasterida, a fim de fortalecer a estrutura capilar e estimular o crescimento de cabelo saudável.

Ainda, no combate à calvície masculina, outras técnicas de tratamento que podem ser associados para inibir as causas da calvície androgenética masculina é por meio da intradermoterapia, o microagulhamento, microinfusão de medicamentos na pele, e até mesmo o uso de luzes de laser ou led para acabar com o problema da calvície. Mas atenção, esses procedimentos podem ser executados somente pelo médico dermatologista.

Para casos mais sérios, em que os remédios para calvície masculina não surtiram nenhum efeito, é indicado o procedimento cirúrgico para realizar implante capilar.

Minoxidil Previne a Calvície Masculina?

Como mencionado anteriormente, o minoxidil tende a ser uma substância eficaz para a queda de cabelo, e é encontrada facilmente na farmácia de manipulação.

O minoxidil ajuda a prevenir a calvície masculina, pois ele atua revitalizando as raízes do cabelo, normalizando o ciclo do folículo capilar e prolongando o período de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo e oxigenar a região.

A loção capilar spray e o frasco conta gotas de 10% oferece muitos benefícios para os indivíduos que sofrem com a calvície masculina, como:

  • reduz muito a queda do cabelo;
  • Revitaliza a raiz do cabelo e normaliza o ciclo de crescimento;
  • Permite oxigenação do couro cabeludo por estimular a vascularização;
  • Ativo mais eficaz do mercado para queda de cabelos.

A utilização do minoxidil tem a função de retardar drasticamente a causa da calvície androgenética masculina. A substância melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fornecendo fôlego extra e duradouro para a raiz dos cabelos.

Portanto, entende-se que, para prevenir a calvície masculina é muito importante efetuar visitas regulares ao médico e fazer o uso de minoxidil, que você encontra na FSL Farma, farmácia de manipulação para controlar a calvície androgenética masculina.

Acesse o nosso site e faça seu pedido!

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

O que são Medicamentos para Ansiedade?Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais