o-que-sao-probioticos-e-qual-sua-importancia-para-a-saude

O que são Probióticos e qual a sua Importância para a Saúde

por | 01/03/2022

O que são Probióticos?

Já ouviu falar em probióticos? Sabia que esses microrganismos possuem um papel importante na nossa nutrição e garantem muitos benefícios para a saúde?

Os probióticos segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são produtos à base de microrganismos vivos, ou seja, bactérias, que quando são consumidos em quantidades adequadas, contribuem com o equilíbrio da flora intestinal, ajudando assim a melhorar a saúde.

No corpo humano possuímos vários microrganismos que estão presentes no sistema digestivo, especificamente no intestino. A fim de evitar problemas como infecções e doenças é preciso ter alguns cuidados para garantir o perfeito funcionamento da flora intestinal.

Esses probióticos são capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, que é formada por uma série de microrganismos, como bactérias e fungos, que são importantes para o funcionamento do nosso corpo. O equilíbrio da microbiota é fundamental para a nossa saúde, por isso quando possui algum desequilíbrio os probióticos entram em ação e facilitam a formação da chamada barreira probiótica no intestino, que reduz o desenvolvimento de bactérias que causam uma série de doenças.

Por isso, os probióticos ganharam bastante destaque nos últimos tempos, pois eles estão presentes naturalmente na composição de iogurtes, queijos e leites fermentados, porém também podem ser encontrados em farmácia de manipulação, seja em cápsulas ou  sachês para consumo.

Quer saber mais sobre as “bactérias do bem”? Continue a leitura e conheça os benefícios dos probióticos.

Quais os Benefícios e Quem Pode Consumir Probióticos?

Como os probióticos não são medicamentos, não existe restrição para o seu consumo para os adultos, pois eles servem para regular a flora intestinal, porém é necessário consultar seu médico ou nutricionista, a fim dele indicar a quantidade ideal para equilibrar distúrbios gastrointestinais para prevenir e tratar doenças.

Quando ingerimos probióticos, eles tendem a auxiliar a manter a saúde digestiva, eles buscam colonizar a nossa microbiota e se multiplicam para aumentar a quantidade de bactérias “boas” no nosso organismo. Confira alguns dos principais benefícios do consumo de probióticos:

  • Ajudam a controlar a microbiota intestinal; 
  • Combate diarreias, dores abdominais, náuseas e vômitos;
  • atuam na recuperação da microbiota intestinal após o uso de antibiótico;
  • fortalecem as atividades gastrointestinais;
  • combatem organismos que causam doenças;
  • estimulam o sistema imunológico; 
  • Alívio da constipação;
  • ajudam a aumentar a absorção de vitaminas e minerais;

Como Incluir Probióticos no Dia a Dia?

Para garantir que sua flora intestinal se beneficie dessas vantagens, saiba que o nosso corpo pode ser abastecido de probióticos através de alimentos naturais e suplementos encontrados em farmácia de manipulação.

Alimentos naturais que são ricos em probióticos são, iogurte, coalhada, queijo, kefir, leite fermentado, entre muitos outros.

Probióticos manipulados

Outra opção para incluir probióticos no dia a dia é através de suplementos que são encontrados facilmente em farmácia de manipulação, como a FSL Farma em Vitória/ES. Os probióticos são consumidos na forma de suplementos em cápsulas, líquidos ou sachês, eles devem ser diluídos em água ou sucos naturais para serem consumidos, a fim de promover benefícios para o corpo.

Conheça a Farmácia de Manipulação

Na FSL Farma, farmácia de manipulação, podem ser encontrados vários tipos de probióticos em forma de suplementos, que buscam proporcionar uma flora intestinal saudável.

Pool De Lactobacilos – Pre e Probiótico Intestinal  é um complexo probiótico composto pelos seguintes probióticos: L. Acidophilus 1 bilhão UFC, L. Rhamnosus 1 bilhão UFC, L. Casei 1 bilhão UFC, L. Bulgaricus 1 bilhão UFC, Bifidobacterium 1 bilhão UFC (Total 200mg), acrescido do prebiótico Frutooligossacarídeos (FOS),

Essas bactérias “do bem” após serem ingeridas se unem a microbiota já existente, proporcionando diversos benefícios à saúde. Esse suplemento é um produto de alta tecnologia, em que os lactobacilos presentes em sua composição, passam por um processo de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação, portanto não é necessário armazenamento do mesmo na geladeira.

Esse probiótico deve ser ingerido 1 cápsula ao dia pela manhã em jejum, acompanhado da ingestão de líquidos.

O Lactobacilos Reuteri 1 Bilhão é um probiótico encontrado no trato gastrointestinal, vaginal e oral dos humanos, e é utilizado com segurança como um suplemento dietético. Sua ação probiótica se deve à capacidade de inibição do crescimento de microorganismos patogênicos através da combinação de diferentes mecanismos de ação, incluindo a excreção de ácidos láctico e acético, bem como de outros ácidos graxos de cadeia curta, do peróxido de hidrogênio e de substâncias antimicrobianas e bacteriocinas.

Esses e muitos outros probióticos são encontrados em nossa farmácia de manipulação em Vitória/ES. Acesse o site e adquira a sua suplementação!

Outras Postagens

Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade!

Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade!

Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade! Na Farmácia FSL, estamos entusiasmados em compartilhar com você a incrível importância da Coenzima Q10 (CoQ10). Essa pequena molécula desempenha um papel gigante em nossa saúde e bem-estar. Vamos explorar...

ler mais
Descubra o Poder do Morosil no Combate à Obesidade

Descubra o Poder do Morosil no Combate à Obesidade

Você já ouviu falar em Morosil? Este extrato natural, proveniente das laranjas vermelhas Moro, cultivadas na pitoresca região de Etna, na Sicília, é um aliado poderoso na luta contra a obesidade. Aqui na farmácia FSL, entendemos que o emagrecimento vai além da...

ler mais