Conheça os Sintomas de Deficiência de Vitamina D

Conheça os Sintomas de Deficiência de Vitamina D

por | 01/08/2021

Descubra os sintomas da falta de vitamina D no seu organismo

Hoje muitas pessoas sofrem com a deficiência de vitamina D no organismo e, ao contrário de outras vitaminas, a D se torna essencial em nosso corpo pelo fato de que ela age em vários sistemas. Pesquisadores estimam que em torno de 1 bilhão de pessoas pelo mundo todo sofrem com sintomas da falta de vitamina D.

Mas, como saber se eu sofro com esses sintomas? É bem simples, se você permanece muito tempo trancado em casa ou se desloca dos lugares utilizando veículo e não procura passar um tempinho do seu dia exposto ao sol, provavelmente você pode estar sofrendo com a deficiência de vitamina D no organismo. Por isso, continue acompanhando este blog e descubra os sintomas e como se proteger da falta de vitamina D.

Afinal, o que é vitamina D?

Apesar do nome, a vitamina D funciona como um hormônio ao invés de apenas uma vitamina, isso porque as vitaminas são algo que o nosso organismo não pode criar, e a vitamina D pode ser gerada pelo nosso corpo quando a luz solar tem contato com a nossa pele, sendo assim cada célula obtém um receptor para ela.

Normalmente, o processo mais adequado para atingir a quantidade suficiente do nosso corpo de vitamina D é se expor ao sol sem o protetor solar cerca de três vezes por semana, em torno de 5 a 10 minutos. Mas, ultimamente, o maior problema gerado, como já mencionado, é que as pessoas estão evitando se expor ao sol e, portanto, apresentam uma porcentagem menor de vitamina D no corpo e sofrem com algumas deficiência da falta dela.

Conheça alguns dos sintomas da falta de vitamina D

Confira alguns dos sintomas de saúde mais comuns, que são ocasionados pela deficiência de vitamina D no organismo:

  • Baixa imunidade:

Ficar doente, ou até mesmo contrair infecções com regularidade, é um dos sinais de que o seu sistema imunológico está baixo e sofrendo com a falta da vitamina D, pois ela age em nosso corpo para combater os vírus e bactérias que são os causadores de doenças. Portanto, se normalmente você percebeu que está sofrendo com resfriados ou gripes constantes, pode ser indício de que você esteja com baixo nível de vitamina D no organismo.

  • Dores nas costas e nos ossos:

A vitamina D tem a função de manter em bom estado a função óssea do seu corpo de várias formas, isso porque ela busca melhorar a absorção do cálcio pelo corpo.

  • Fadiga:

A falta de vitamina D também pode ser uma das causas da sensação de cansaço, que é mais conhecido como fadiga.

Alguns estudos mostram que os níveis baixos de vitamina D no sangue podem causar fadiga e também gerar um efeito negativo na sua qualidade de vida.

  • Perda de cabelo:

A perda de cabelo é muito causada pelo excesso de estresse, mas também pode ser associada à falta de nutrientes no corpo. Normalmente, a perda de cabelo tem a ver com os baixos níveis de vitamina D no corpo. Caso você esteja sofrendo com a queda de cabelo, busque pela FSL Farma, pois temos uma vasta gama de remédios para repor a vitamina D e para controlar o crescimento do cabelo.

  • Dor muscular:

A vitamina D é um hormônio muito necessário para manter em dia a saúde dos ossos e músculos. Normalmente, quando ela se encontra em níveis baixos em nosso organismo, pode gerar as dores e desconfortos musculares que acometem a coluna e os joelhos. Segundo especialistas, a deficiência de vitamina D no organismo também pode ser uma causadora da osteoporose.

  • Problemas de cicatrização:

A deficiência de vitamina D no organismo também pode ser detectada a partir da cicatrização lenta de feridas.

Esses sintomas da falta da vitamina D são alguns entre tantos fatores de risco, que são mais comuns aqueles que:

  1. Possuem pele escura;
  2. Idade mais avançada;
  3. Sofrem com o sobrepeso;
  4. Não se alimentam consumindo peixe ou laticínios;
  5. Usam em excesso protetor solar;
  6. Ficam por muito tempo dentro de lugares fechados;
  7. Sofrem com doenças renais crônica, com doenças hepática ou hiperparatireoidismo;
  8. Sofrem com alguma doença que afete a sua saúde no quesito de absorção de nutrientes;
  9. Consomem determinados medicamentos que afetam o metabolismo com o uso da vitamina D.

Bons hábitos para proteger a sua saúde

Ficou evidente que a falta de vitamina D pode trazer vários riscos para a sua saúde, por isso, para evitar sérios problemas, é importante aderir a bons hábitos para se proteger. Caso você tenha identificado algum dos sintomas mencionados acima, é preciso entrar em contato com um médico para que ele realize uma série de exames e passe o diagnóstico correto para que determine o melhor tipo de tratamento.

Um hábito muito simples que pode te ajudar a evitar esse transtorno, é se expor por algum tempo diariamente ao sol para, assim, repor a vitamina D no corpo ou buscar algum suplemento alimentar na FSL Farma.

 

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

O que são Medicamentos para Ansiedade?Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais