Deficiência de vitamina B12 | Conheça os sintomas

por | 01/11/2021

O Que é Vitamina B12

A vitamina B12, também é conhecida como cobalamina é fundamental para o funcionamento do organismo, pois ela age no sistema nervoso central prevenindo a degeneração das células, mantendo a cognição, ou seja, ela é essencial para a síntese de DNA, RNA, mielina, assim como para a formação dos glóbulos vermelhos.

O corpo humano não produz a vitamina B12, por isso é necessário que a ingerimos através de alimentos ou suplementação encontrada na FSL FARMA – Farmácia de Manipulação.

Os alimentos de origem animal são a única fonte natural desta vitamina, por isso é fundamental desenvolver uma dieta rica em alimentos como peixes, carnes e produtos de origem animal como leite, queijo e ovos.

O que pode causar a deficiência de vitamina B12?

Além da má alimentação, o que pode causar a falta de vitamina B12 são problemas estomacais, de modo que o uso de alguns medicamentos ou doenças como gastrite que podem neutralizar o ácido gástrico e assim  interferem consequentemente na concentração dessa vitamina.  

Outras causas que podem estar ligadas com a deficiência da vitamina B12 pode ser a nível intestinal, ou seja, problemas de desenvolvimento excessivo de bactérias e parasitas.

Em algumas situações pode haver a deficiência de vitamina B12 que pode gerar sintomas como palpitações, fadiga e formigamento nas mãos e nos pés. Por isso, fique atento aos sinais e sintomas do seu corpo, procure observar se você inclui em sua alimentação fontes ricas desta vitamina.

Sinais de que você está com Deficiência de Vitamina B12

A vitamina B12 é fundamental para que haja  a formação de células sanguíneas. Quando ocorre a deficiência dessa vitamina pode causar anemia que é caracterizada pela anormalidade nos glóbulos vermelhos e brancos. 

A deficiência de vitamina B12 também pode ser percebida através dos seguintes sintomas:

Fadiga, cansaço ou tontura: A falta desta vitamina no organismo pode causar sintomas como fadiga e cansaço anormal. 

Normalmente a deficiência de vitamina B12 pode gerar problemas mais sérios como a anemia, pois quando ela se encontra abaixo o nosso organismo não é capaz de produzir os glóbulos vermelhos necessários para fornecer oxigênio suficiente para o corpo humano, fazendo com que você se sinta mais fraca.

Sensações de dormência e formigamento nas mãos e nos pés: O trato nervoso do nosso organismo corre ao longo do nosso cérebro, medula espinhal e vai até as mãos e pés, ele é revestido por uma substância chamada de mielina que funciona para proteger os nervos e busca acelerar os impulsos nervosos e possibilita com que sintamos o toque. 

Quando sofremos com a deficiência da vitamina B12 automaticamente sentimos sensações estranhas como dormência ou formigamento.

Dificuldades em manter o equilíbrio: Normalmente a falta desta vitamina no organismo do ser humano pode causar dificuldades para andar ou problemas de equilíbrio. Isso ocorre porque a quebra de mielina pode gerar a perda do senso de toque.

Problemas mentais como, confusão, perda de memória, mudanças comportamentais ou depressão: É muito comum que a falta da vitamina B12 gere problemas de confusão mental. Isso ocorre porque quando temos a falta da substância com o passar do tempo pode-se desenvolver sintomas semelhantes aos da demência. 

Mas mantenha a calma, isso não significa que necessariamente você irá desenvolver doenças como Alzheimer, para lidar com esse sintoma basta ingerir suplementos que você encontra na FSL Farma – Farmácia de Manipulação para sanar o seu problema.

Além desses sintomas, é muito comum que os indivíduos apresentem sinais como palidez, língua inchada e inflamada, palpitações e falta de ar, diarreia, perda de apetite, excesso de gases, perda de visão e fraqueza muscular.  Nas crianças, a carência desta vitamina também pode causar dificuldade de crescimento e atraso no desenvolvimento.

Como é realizado o tratamento da deficiência de vitamina B12?

O tratamento da deficiência de vitamina B12 varia de acordo com a sua causa, ou seja, quando o problema é ocasionado pela má alimentação, o médico ou nutricionista irá indicar o consumo de determinados alimentos e o uso de suplementação oral para ter um aumento dessa vitamina no organismo.

Quando o problema é gerado por anemia, o tratamento é realizado através de aplicações de injeções periódicas dessa vitamina e de outras do complexo B para que o indivíduo consiga repor a vitamina B12.

Portanto, entende-se que para prevenir a carência desta vitamina é muito importante fazer visitas regulares ao médico para que ele realize diagnósticos precisos como por exemplo a medição dos níveis do sangue. 

Além disso, outra maneira prática de se precaver é consumir suplementos de vitamina B12 sublingual que você encontra facilmente na FSL Farma – Farmácia de Manipulação online.

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

O que são Medicamentos para Ansiedade?Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais