Janeiro Branco l Conheça a Campanha sobre Saúde Mental

por | 01/01/2022

Janeiro Branco l Sinal de Alerta para a Saúde Mental

O mês de janeiro inicia-se com a campanha Janeiro Branco, que é dedicada à conscientização a respeito da saúde mental

Para chamar a atenção para o tema, essa campanha sobre saúde mental foi idealizada para o primeiro mês do ano com o objetivo de aproveitar o fato simbólico de iniciar um novo ciclo, e de nos lembrar das novas possibilidades que marcam este período por representar o fechamento e a oportunidade de reiniciar e reescrever a sua própria história.

Janeiro é o mês dedicado a essa conscientização, pois cada vez mais é preciso chamar a atenção para priorizar a saúde mental, e reforçar a importância dos cuidados, em especial após o contexto vivido da pandemia de Covid – 19 que demonstrou que casos de depressão, ansiedade e estresse dobraram no período de quarentena devido às mudanças impostas pelo isolamento social. 

Assim como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e o Novembro Azul, que são estratégias para chamar a atenção e estimular a conscientização da prevenção de uma determinada doença, o janeiro branco possui a mesma proposta. 

Essa campanha sobre saúde mental coloca em evidência  a necessidade da sociedade compreender e se conscientizar sobre a importância de prevenir os danos emocionais, por isso, o janeiro branco busca influenciar sobre os cuidados especiais que a nossa mente necessita.

Mas porquê janeiro branco é tão importante? A campanha sobre saúde mental se faz necessária pois demonstra de uma maneira clara como a falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros problemas, sejam eles físicos ou psicológicos.

Portanto, o Janeiro Branco busca alertar os indivíduos sobre a importância de começar esse novo ciclo e aproveitar esse momento de reflexão de forma mais saudável para recomeçar e cuidar das emoções e principalmente da sua saúde mental, pois todas as outras conquistas dependem de estabilidade psicológica. 

Saúde Mental um Tema pouco Falado

Você com certeza conhece alguém que sofre com problemas de saúde mental, seja alguém muito próximo ou distante. Até algum tempo atrás falar sobre campanha sobre saúde mental e sobre distúrbios como depressão, ansiedade e estresse não seria algo comum, mas felizmente isso vem mudando. 

Graças a campanha janeiro branco que visa promover e colocar em evidência a saúde emocional na vida de todos os indivíduos reconhecendo que é preciso combater o adoecimento emocional que afeta a nossa sociedade em todos os campos, em que o ser humano se faz presente.

Outro fator que a campanha sobre saúde mental tem auxiliado é que quando se fala mais de um assunto, quem sofre com esses distúrbios sente-se mais à vontade para partilhar sobre o seu problema de saúde mental, e assim buscam por ajuda. Desse modo, o  janeiro branco busca reforçar a necessidade de  evitar o adoecimento mental, e demonstra a importância da sociedade realizar uma mudança de comportamento e mentalidade com urgência.

No entanto, para que isso aconteça é preciso que todos os indivíduos e meios de comunicação falem constantemente sobre a importância de cuidar da saúde mental, e por isso o janeiro branco é uma proposta que convida a todas as pessoas a refletir sobre a vida, emoções, atitudes etc.

Pensando nessa perspectiva, a FSL Farma, farmácia de manipulação, vai explicar com mais profundidade os objetivos da campanha Janeiro Branco para proporcionar saúde mental e o bem-estar para os indivíduos. Aproveite a leitura!

Objetivos da Campanha Janeiro Branco 

  1. Tornar o janeiro branco uma estratégico atemporal para que as instituições e organizações possa, refletir, debater, e planejar ações durante todo o ano a fim de combater o adoecimento dos seus colaboradores e preservar a saúde mental;
  2. Chamar a atenção do mundo sobre a necessidade de cuidar da saúde emocional e psicológica; 
  3. Aproveitar o início de ano, que remete a um novo ciclo para incentivar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, e buscam por ajuda de profissionais da saúde para cuidar da saúde emocional;
  4. Chamar a atenção das mídias e instituições sociais, públicas e privadas, para a importância do assunto;
  5. O janeiro branco visa contribuir com o fortalecimento e a propagação de uma campanha de saúde mental que estimule a elaboração de políticas públicas em para promover ações em benefício da saúde nas instituições.

Importância da Saúde Mental

A saúde mental depende tanto do bem-estar físico quanto social. Por isso, o janeiro branco busca desenvolver uma reflexão sobre o contexto de vida do indivíduo, para que ele consiga desenvolver bons hábitos e ter uma vida equilibrada, conseguindo se relacionar emocionalmente e interagir com as demais pessoas.

 Segundo o  Ministério da Saúde, para que o indivíduo consiga ter saúde mental é muito importante que ele busque ter bons hábitos, tanto para o corpo quanto para a mente. Por isso, é muito importante:

  • Reservar um tempo para conviver com as pessoas;

  • Viver momentos intensos com os familiares e amigos;
  • Realizar atividades físicas;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Ter boas noites de sono;
  • Realizar tratamento psicológico.

Diante do exposto fica evidente o quanto o janeiro branco é importante. É preciso falar sobre saúde mental, para conseguir promover ações em todos os meios e locais para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. 

E você?  Já refletiu sobre sua vida e emoções? Ainda dá tempo de recomeçar o ano bem! Quem cuida da saúde mental cuida da vida.

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

O que são Medicamentos para Ansiedade?Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais