AceleraVix-FSL-Farma-22092022-1673978504

Quais os Melhores Produtos para Acne?

por | 18/01/2023

O que é Acne?

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Elas podem ser tratadas por medicamentos e produtos adquiridos em uma farmácia de manipulação, como a FSL Farma.

A acne aparece na puberdade, induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). Apesar da maioria dos casos de acne se resolver espontaneamente na segunda década da vida, há exceções e algumas pessoas continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta, até cerca de 35 anos.

A acne aparece com maior frequência no rosto, peito e costas, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Desenvolve-se em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la.

No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele acneica. A acne pode ter graus variados, com maior ou menor inflamação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões. Em casos assim, a acne pode ser tratada com medicamentos de uma farmácia de manipulação.

Quais os Tipos de Acne?

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares, resultando em deformidade da área afetada (acne conglobata).

Tratamento para Acne

Os remédios para tratar espinhas e acne, adquiridos em uma farmácia de manipulação, como a FSL Farma, ajudam a controlar a produção excessiva de sebo pela pele, evitam o desenvolvimento de bactérias e reduzem a inflamação, contribuindo diretamente para a redução do número de espinhas.

Remédios de Uso Oral

• Isotretinoína

A isotretinoína ou ácido retinóico, é um dos tratamentos mais eficazes para combater a acne grave com cicatrizes e casos de acne que não melhoraram com outros tratamentos. Esta substância diminui a produção de sebo, reduzindo a proliferação de bactérias e a inflamação da pele. Este remédio pode ser encontrado em uma farmácia de manipulação ou em drogarias, e é vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia.

• Antibióticos

Os antibióticos, como a tetraciclina e a minociclina, atuam diminuindo as inflamações e a presença de bactérias na pele, sendo prescritos em casos de acnes mais severas, com muitas lesões e inflamações. Outro antibiótico que também pode ser usado para tratar as espinhas é a doxiciclina. Os antibióticos são vendidos em farmácia de manipulação, como a FSL Farma, ou drogarias, somente com apresentação de receita médica.

• Anticoncepcionais

O tratamento da acne em mulheres adolescentes e adultas pode ser feito com uso de anticoncepcionais orais, como drospirenona ou ciproterona, que ajudam no controle de hormônios, como os androgênios, diminuindo a oleosidade da pele e a formação das espinhas.

Remédios de Uso Tópico

Os remédios de uso tópico para espinhas são geralmente prescritos na forma de gel, soluções ou cremes, sendo importante evitar pegar sol e usar protetor solar durante o uso destes medicamentos.

• Ácido azeláico

O ácido azeláico é um antibiótico que também tem ação anti inflamatória e antioxidante, impedindo a produção da bactéria Propionibacterium acnes, responsável pelo aparecimento de acne. Esse remédio pode ser encontrado em uma farmácia de manipulação, como a FSL Farma, e em drogarias na forma de creme ou gel dermatológico, vendido apenas com receita médica.

• Ácido glicólico

O ácido glicólico é um anti-inflamatório e antimicrobiano que ajuda na esfoliação da pele, sendo usado em peelings que devem ser aplicados por um dermatologista.

• Ácido salicílico

O ácido salicílico é um esfoliante anti-inflamatório e bactericida que auxilia no tratamento das espinhas, pois controla a oleosidade da pele e previne a contaminação por fungos e bactérias.

Peróxido benzoíla

O peróxido de benzoíla ajuda no tratamento das espinhas leves a moderadas, pois tem um alto poder bactericida e anti-inflamatório, combatendo as bactérias na pele.

• Clindamicina

A clindamicina é um antibiótico que é normalmente indicado para uso tópico e deve ser associado ao peróxido de benzoíla ou retinoides. Este remédio inibe a ação das bactérias na pele, promovendo a melhora das lesões e das inflamações.

Outros Tratamentos

Além dos remédios convencionais, existem algumas receitas caseiras que também contribuem para bons resultados no tratamento das espinhas, como o bicarbonato de sódio e até mesmo o chá de hortelã. Mas é importante procurar um médico, e fazer a medicação na sua farmácia de manipulação de confiança é a melhor opção sempre.

Além disso, durante o tratamento é importante beber de 2 a 2,5 litros de água por dia para manter a pele hidratada e fazer uma alimentação equilibrada, com cereais integrais, frutas e vegetais frescos, que ajudam a diminuir a inflamação da pele.

As espinhas costumam gerar algumas manchas na pele que podem levar muito tempo para desaparecer. Algumas opções de máscaras caseiras podem reduzir as manchas na pele, como máscaras à base de argila ou de iogurte.

Para mais informações sobre produtos para acne, entre em contato com a nossa farmácia de manipulação e tire as suas dúvidas!

Outras Postagens

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Lactobacillus Gasseri.

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Lactobacillus Gasseri.

Você já ouviu falar no Lactobacillus Gasseri 12 bilhões? Se você ainda não conhece esse medicamento manipulado que vai auxiliar na gestão de peso e no emagrecimento, continue lendo para para saber todos os seus benefícios e provavelmente não vai deixar nunca mais...

ler mais
Câimbras | Quais as Causas e Como Tratar

Câimbras | Quais as Causas e Como Tratar

O Que é Câimbra? Você com certeza já foi acometido por uma dor súbita, como uma fisgada, em alguma parte do corpo, certo? Inclusive durante a noite? A câimbra é algo extremamente comum e todas as pessoas passam por ela pelo menos uma vez na vida. Ela é caracterizada...

ler mais
Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais