Quais-os-Principais-Medicamentos-para-Ansiedade-1666012313

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

por | 19/10/2022

O que são Medicamentos para Ansiedade?

Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram a percepção, as emoções e o comportamentos dos pacientes. Os medicamentos para ansiedade, em específico, servem para combater ansiedade, síndrome do pânico, agorafobia, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, entre outros.

A escolha dos medicamentos para ansiedade na FSL Farma leva em consideração uma variedade de fatores particulares, como história pessoal do paciente, idade, patologias físicas, histórico de doenças e resposta a usos anteriores. Ademais, os transtornos mentais, com medicamentos para ansiedade, apresentam peculiaridades e sintomas semelhantes que tornam o diagnóstico preciso mais demorado. Não é incomum o paciente experimentar mais de um remédio até encontrar aquele que aja da maneira desejada. O profissional é capaz de verificar se os medicamentos para ansiedade estão fazendo efeito logo nas primeiras semanas e ajustar o tratamento conforme as necessidades do paciente.

Assim, você pode destacar duas formas de divisão dos medicamentos para ansiedade, que são encontrados em uma farmácia de manipulação. Na primeira forma, são para o tratamento da ansiedade em longo prazo. Esses medicamentos para ansiedade, geralmente, funcionam com um padrão de quantidade e hora para o remédio, necessitando de um acompanhamento psiquiátrico. 

Já a segunda forma, são medicamentos para ansiedade, que funcionam com efeito momentâneo para acalmar crises. Eles funcionam de forma mais rápida e podem ter sua dose aumentada conforme a intensidade da crise de ansiedade.

Medicamentos para Ansiedade Momentâneos 

Diazepam

É um dos medicamentos para ansiedade que gera alívio sintomático da ansiedade e outras patológicas associadas à síndrome da ansiedade generalizada, incluindo, também, insônia e síndrome do pânico. O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração. Ele pode ser adquirido com receita em uma farmácia de manipulação.

Alprazolam

O alprazolam é um dos medicamentos para ansiedade usado no tratamento de transtornos de ansiedade e pânico, com ou sem agorafobia. Ele atua, principalmente, no sistema nervoso central, por isso, pode haver comprometimento de reflexões leves e sonolência durante o dia. Reduz a manifestação de sintomas, como: tensão, apreensão, irritabilidade, insônia, taquicardia e hiperatividade. Ele pode ser adquirido com receita em uma farmácia de manipulação.

Rivotril

O Rivotril é um ansiolítico, ou seja, um dos remédios para ansiedade que funciona como tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos. Sua função essencial é inibir certas funções do sistema nervoso central, através de um efeito sedativo. Sua versão mais popular é a sublingual, já que tem um efeito mais rápido no organismo. Ele pode ser adquirido com receita em uma farmácia de manipulação.


Medicamentos para Tratamento de Ansiedade

Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo (na glândula pineal do cérebro), que possui como principal função regular o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia. Além disso, a melatonina promove, também, o bom funcionamento do organismo e atua como antioxidante.

Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos. Apesar de ser naturalmente produzido pelo organismo, é possível, também, obter a melatonina através de suplementos alimentares ou medicamentos para ansiedade, que devem ser consumidos sob orientação de um médico e comprados com receita em uma farmácia de manipulação.

Probióticos

É justamente para colocar ordem nesses micro-organismos que os probióticos orais são bem-vindos como um dos medicamentos para ansiedade. Afinal, eles fornecem bactérias específicas que equilibram o ambiente. Quando o objetivo é proporcionar benefícios à saúde mental, o mais indicado são os chamados psicobióticos. Eles podem ser adquiridos em uma farmácia de manipulação e o tipo específico é aconselhado por um médico.

Antidepressivos

Alguns tipos de antidepressivos podem ajudar a controlar a ansiedade, mesmo que as pessoas não apresentem sintomas de depressão. Estudos comprovam que quando as pessoas estão a passar por problemas de ansiedade, algumas alterações ocorrem nos neurotransmissores do cérebro, como a serotonina, noradrenalina e dopamina. Ao se iniciar o tratamento com estes medicamentos, é importante levar em consideração que o início da ação ansiolítica é gradual. Exemplos de antidepressivos que se tornaram medicamentos para ansiedade, são: a imipramina, sertralina, paroxetina ou venlafaxina, por exemplo. Eles são adquiridos em uma farmácia de manipulação e o acompanhamento deve ser feito por um médico.

Beta-bloqueadores

Embora tenham menor eficácia em relação aos medicamentos descritos anteriormente, os beta-bloqueadores podem ser úteis em pessoas com sintomas somáticos intensos. Estes medicamentos para ansiedade têm ação periférica, reduzindo a influência da percepção dos sintomas somáticos periféricos, como tremores e batimentos cardíacos acelerados, nos sintomas cognitivos da ansiedade. Uma vantagem dos β-bloqueadores em relação às benzodiazepinas é a menor incidência de prejuízos cognitivos. Exemplos de beta-bloqueadores usados na ansiedade são o propranolol, oxprenolol e nadolol.

Acompanhamento com Medicamentos para Ansiedade

Os medicamentos psiquiátricos devem ser utilizados apenas conforme a orientação de um profissional. Cada fármaco possui uma ação diferente e, dependendo da dose, traz benefícios diferenciados para cada caso. Você pode entrar em contato com a FSL Farma para entender melhor qual medicamento funciona para você e tirar suas dúvidas.

Esses medicamentos existem para nos ajudar, portanto, é dever da FSL Farma orientar os cuidados e o modo de uso para termos resultados bons. Para catalisar os efeitos positivos, você pode aliar terapias alternativas e fazer modificações em seu estilo de vida, como, por exemplo, praticar exercícios físicos ou procurar um passatempo para cultivar rotineiramente. A administração correta do medicamento facilitará a realização dessas atividades.

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais
Como Manter o Crescimento e Densidade Óssea de Forma Saudável?

Como Manter o Crescimento e Densidade Óssea de Forma Saudável?

A Importância da Vitamina D3Muitas Pessoas não Sabem, mas Cuidar da Saúde Também Requer alguns Cuidados Relacionados à nossa Estrutura Óssea, Principalmente com o Uso da Vitamina D3. Densidade Óssea: O Que É?Densidade óssea é um termo que está relacionado com a...

ler mais