Sinais de que o Nível de Ferro Está Baixo em Nosso Organismo

por | 01/12/2021

Como Identificar a Carência do Nível de Ferro no Organismo

A deficiência do nível de ferro na população brasileira é muito mais comum do que imaginamos. A falta dessa vitamina causa uma série de problemas que, na maioria dos casos, é mais conhecida como anemia. 

O ferro é um mineral essencial para a saúde humana, associado ao sistema imunitário e responsável por conceder a cor avermelhada ao sangue. O nível de ferro também atua na formação da hemoglobina, um componente das hemácias que transporta o oxigênio pelo corpo, e na formação de sangue. Além disso, o ferro tem a finalidade de produzir energia e fortalecer a pele, o cabelo e as unhas.

De modo geral, o nível de ferro é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e do metabolismo. Ao descobrir a carência desse componente, é possível solucionar o quadro com uma dieta apropriada e suplementação de ferro.

Quando o corpo apresenta deficiência de ferro, é muito comum apresentarmos sensação de cansaço, fadiga, sono frequente, desânimo, inchaço nas articulações, infecções devido à baixa imunidade, falta de apetite, entre outros indicativos.

Os sintomas de falta do nível de ferro podem decorrer de uma alimentação inadequada ou, até mesmo, de sangramentos excessivos, como hemorragia e fluxo menstrual intenso. 

Então, se você quer saber quais são os sinais e os sintomas provenientes da carência dessa vitamina, continue a leitura.

Sinais e Sintomas da Deficiência de Ferro?

O diagnóstico de deficiência do nível de ferro baseia-se nos sintomas, sinais e nas análises sanguíneas. Por isso, na presença dos indícios a seguir, é importante consultar o médico para realizar exames e identificar o nível de glóbulos vermelhos indicativos de anemia. Assim, consegue-se iniciar o tratamento adequado o quanto antes, com o uso de vitamina.

Falta de Ferro está Relacionado com Perda de Cabelo

Um dos sinais de que o organismo está sofrendo com baixo nível de ferro é a perda de cabelo. Na verdade, o cabelo requer bastante sangue, dessa forma, quando a formação desse fluido corporal não se dá como deveria, o organismo reage com a diminuição do fluxo de sangue nas partes do corpo que não são essenciais, como cabelos e unhas.

Sensação de Fadiga e Exaustão

A sensação de fadiga e exaustão está relacionada a um dos  clássicos sinais de deficiência do nível de ferro no organismo. Uma forma de perceber que fomos acometidos por tal problema é notar um cansaço fora do normal ao praticarmos exercícios físicos ou, até mesmo, após tarefas simples. Se o cansaço vier associado a uma sensação de fraqueza, irritabilidade ou incapacidade de se concentrar,  provavelmente, você está sofrendo com a falta de ferro no organismo. 

Pele Pálida ou Pálpebras sem Cor

A hemoglobina é a responsável por dar a cor vermelha ao sangue. Consequentemente, essa substância deixa a pele com mais coloração. Desse modo, quando os níveis desse nutriente encontram-se baixos, a cor da sua pele apresenta-se menos avermelhada do que o habitual.

Menstruação Intensa

Nas mulheres, a causa mais comum do baixo nível de ferro são as menstruações intensas, momento em que se perde muito sangue.

Ansiedade sem motivo

A falta do consumo de vitamina e a deficiência de ferro podem fazer o indivíduo se sentir ainda mais ansioso. Existe uma explicação científica para tal fenômeno: a escassez de oxigênio acelera o sistema nervoso e o coração, mesmo quando não há motivos para tanto.

É importante ressaltar que, além desses sintomas e sinais, há muitos outros. Assim, é fundamental realizar check-ups regularmente para recorrer ao tratamento ideal e à medicação correta.

Farmácia de Manipulação l Como obter mais Ferro

É muito importante ressaltar que nós, da FSL Farma, farmácia de manipulação, trabalhamos com o desenvolvimento de produtos manipulados.

Isso não significa que, para consumir suplementos ou vitamina, não seja necessário realizar consultas com o seu médico ou nutricionista. Na verdade, somente especialistas da área saberão recomendar adequadamente como repor o nível de ferro no corpo.

O desequilíbrio nutricional e a falta de vitamina precisam ser identificados para serem tratados. Desse modo, se os seus valores de nível de ferro estão baixos, é preciso dar uma atenção redobrada à sua alimentação e desenvolver uma mudança na dieta.

Outra maneira de conseguir obter ferro é consumir vitaminas encontradas na farmácia de manipulação FSL Farma para suplementar a carência de ferro no organismo. 

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

O que são Medicamentos para Ansiedade?Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais