O que é Timomodulina?
A Timomodulina é um peptídeo hormonal obtido através do timo do bezerro. Tem ação no sistema imunológico e na medula óssea, contribuindo para a melhora da defesa do organismo.
O sistema imunológico é capaz de nos proteger de inúmeras doenças, infecções, que podem inclusive se tornar crônicas ou recorrentes. A Timomodulina é uma substância que combate infecções, protegendo contra essas doenças e estimulando as defesas naturais.
É importante manter cuidados com infecções respiratórias e doenças pulmonares. A Timomodulina da FSL Farma combate infecções e melhora a defesa do organismo. Conheça melhor esse medicamento.
Quais os benefícios da Timomodulina?
A Timomodulina melhora a defesa do organismo, agindo como imunoestimulante, imunomodulador e coadjuvante no tratamento das doenças infecciosas.
Além de ser um medicamento que combate infecções, também atua na medula óssea. A medula óssea produz muitos tipos de leucócitos. Essa é uma célula de defesa que previne e combate infecções e é necessária para um sistema imunológico saudável.
Ou seja, é um medicamento muito importante nos cuidados com infecções respiratórias e doenças pulmonares.
Outro benefício da Timomodulina, é sua ação coadjuvante durante o tratamento de rádio e quimioterapia, e em síndromes leucopênicas. O medicamento ajuda a repor os leucócitos e as plaquetas (células responsáveis pela coagulação sanguínea).
Também tem ação em casos de herpes zoster, infecção viral que acomete partes do corpo e combate infecções respiratórias.
Na pediatria é indicado como imunoestimulante, imunomodulador e coadjuvante no tratamento das doenças infecciosas e exantemáticas, bacterianas ou virais agudas ou recorrentes, como as infecções das vias aéreas respiratórias, sarampo, varicela, caxumba e coqueluche, asma brônquica e alergia alimentar.
Em clínicas médicas, é um coadjuvante que melhora a defesa do organismo, ajudando no tratamento das doenças infecciosas bacterianas ou virais agudas ou recorrentes, hepatite infecciosa, asma brônquica ou herpes zoster.
Indicações do uso da Timomodulina:
- Uso combate infecções respiratórias (Indicação Principal);
- Bronquite crônica;
- Asma;
- Doenças pulmonares;
- Síndrome leucopênica primária e secundária (diminuição de leucócitos);
- Bronquites crônicas;
- Combate infecções das vias respiratórias;
- Combate infecções respiratórias recidivantes;
- Pneumopatias crônicas;
- Prevenção da leucopenia de tratamento com agente mielotóxico;
- Déficit de anticorpopoiese.
A Timomodulina é um imunoestimulante e imunomielomodulador, que melhora a defesa do organismo, aumenta os leucóticos e plaquetas e é um coadjuvante que combate infecções, vírus e bactérias.
Como usar a Timomodulina?
O medicamento da FSL Farma é manipulado, em cápsulas, e a recomendação é de 1 cápsula ao dia. É necessário se consultar com um médico antes de tomar qualquer medicamento. As contra indicações são pacientes que possuem hipersensibilidade a Timomodulina ou componentes.
Não foram relatados nenhum tipo de reações adversas, mas ao menor sinal de qualquer efeito, converse sempre com seu médico. O produto é bem tolerado, mas podem ocorrer eventualmente reações alérgicas em pessoas sensíveis.
A relação benefício/risco para o paciente deve ser sempre considerada. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Comprovação Científica da Timomodulina
Foi realizado um estudo clínico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, para avaliar a eficácia da Timomodulina em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Os pacientes foram submetidos a administrar Timomodulina por dois períodos do ano, durante o primeiro e terceiro trimestres. Isso ajudou a reduzir o custo excessivo de cursos repetidos de antibióticos e dias de incapacidade e de internação.
Ao fim do estudo, a Timomodulina apresentou uma melhora superior significativa e mais cedo do que o tratamento clínico convencional sozinho.
O envelhecimento fisiológico é uma evolução específica de seres humanos e está associado a uma redução na funcionalidade dos aparelhos diversos, incluindo o sistema imunitário. A Timomodulina tem sido usado em uma variedade de alterações associadas com defeito das funções imunológicas. Mais resultados indicaram que pode melhorar o sistema imunitário dos idosos.
Em um estudo multicêntrico, 120 pacientes foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu o tratamento convencional para DPOC, associado a Timomodulina. Outro grupo controle recebeu somente o tratamento convencional.
Ambos foram medicados por 120 dias e acompanhados por mais 180 dias. O grupo que recebeu a Timomodulina apresentou uma diminuição significativa no número de infecções recidivantes, no número de dias de internação e no uso de medicamentos convencionais para o tratamento da patologia de base, quando comparados com o grupo controle.
Composição da Timomodulina
É um composto obtido parcialmente do lisado ácido de timo de vitelo, produzindo um purificado rico em polipeptídeos, com peso molecular abaixo de 10.000 daltons.
A Timomodulina exerce uma modulação multidirecional, tanto sobre a medula óssea como sobre o sistema imune, podendo, consequentemente, ser considerado como um verdadeiro imunomodulador.
Este mecanismo de ação complexo diferencia a Timomodulina dos demais extratos hormonais tímicos até agora estudados, por sua dupla atividade, mielo e imunomoduladora. Mais ainda, é o único extrato que também apresenta atividade através de administração oral.
Composição química: Timomodulina 80mg; Excipiente qsp 1 cápsula (Celulose Vegetal, Sílica Vegetal). É um medicamento manipulado, livre de açúcar, corantes, lactose e glúten.