Mal de Alzheimer: Entenda o que é e os Sintomas

por | 01/02/2022

O que é o Mal de Alzheimer?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre Mal de Alzheimer, mas a maioria não sabe realmente do que se trata essa doença, muito menos sabe reconhecer os principais sinais e sintomas e quais são os cuidados e tratamentos necessários para identificar a doença de Alzheimer, para assim conseguir oferecer uma melhora na qualidade de vida e bem-estar ao indivíduo.

O Alzheimer é um termo muito relacionado à demência, mas a demência não é uma doença e sim uma síndrome. Por conta disso, muitos sintomas são ignorados e diagnósticos são realizados de maneira tardia complicando o tratamento do paciente.

Mas, afinal o que é o mal de Alzheimer? O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que grande parte das pessoas costumam associar à perda de memória, ela é uma doença caracterizada como crônica, pois o indivíduo irá conviver com ela diariamente, pois não tem cura apenas tratamento.

O Alzheimer geralmente atinge pacientes de meia idade, sendo que o indivíduo que é diagnosticado com essa doença neurodegenerativa vai perdendo, aos poucos, determinadas funções do cérebro, pois o mal de Alzheimer provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo determinadas capacidades e interferindo no comportamento e personalidade da pessoa, devido a perda de memória.

Os pacientes que desenvolvem essa doença, possuem dificuldade de expressão e concentração, além de variações de comportamento e até mesmo dificuldades em cuidar de si mesmo. Isso acontece porque essa doença neurodegenerativa causa a morte de células cerebrais e neurônios, provocando um declínio na memória e na função mental irreversível.

A gravidade da doença de mal de Alzheimer aumenta ao longo do tempo e é muito confundida com a condição dos idosos. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), no mundo estima-se que exista cerca de 35,6 milhões de pessoas com essa doença neurodegenerativa.

Por isso, apesar de não possuir cura, é fundamental que haja um diagnóstico precoce o quanto antes, para que seja possível introduzir um tratamento com medicamentos adequados para retardar os efeitos mais agressivos desta doença. Confira a seguir os principais sintomas do mal de Alzheimer.

Quais São os Sintomas do Mal de Alzheimer?

Os sintomas do mal de Alzheimer são separados por fases, existindo assim a inicial, moderada e a avançada que determinam o quadro clínico de cada paciente. Vejamos os principais sintomas na fase inicial do Alzheimer:

Comprometimento da memória e comunicação

Os pacientes que sofrem com essa doença neurodegenerativa na fase inicial possuem alterações na memória, e com o decorrer do tempo a dificuldade para lembrar dos acontecimentos mais recentes vai piorando. Os sinais iniciais são apresentados como desorientação e dificuldade em lembrar o nome de pessoas próximas, de encontrar palavras para os objetos, e até mesmo de lembrar onde guardou algo, ou o dia da semana, por exemplo.

Dificuldade de raciocínio e concentração

O mal de Alzheimer também é uma doença que afeta a concentração e o raciocínio, ou seja, ela atrapalha tarefas simples de se realizar no dia a dia, como o fato de planejar o que cozinhar, ou repetir constantemente a mesma informação.

Alterações de comportamento e personalidade

Essa doença neurodegenerativa apresenta como um dos seus sintomas alterações de comportamento e personalidade, pois o paciente pode sofrer com a variação de humor, podendo ficar irritado e agressivo em determinadas situações.

Descuido com a higiene e a aparência

Outro sinal muito comum de quem está sofrendo com o mal de Alzheimer é a perda de vontade em realizar tarefas cotidianas, como tomar banho, pentear o cabelo, escovar os dentes, além de desenvolver a perda do interesse por atividades que costumava  fazer como jogar, pois os pacientes não sabem mais como executá-las.

Desorientação temporal e espacial

É comum que o indivíduo que sofre com essa doença de mal de Alzheimer sofra com desorientação temporal e espacial, ou seja,  perda da noção do dia e dos horários e até mesmo  perda da identificação de locais já conhecidos, como o próprio lar.

Nesta fase inicial, a alteração da memória ocorre com situações recentes, e a memória de ocasião mais antigas permanece intacta, o que torna mais difícil perceber os sinais dos sintomas de mal de Alzheimer.

Como Diagnosticar e Realizar o Tratamento do Mal de Alzheimer?

A doença de Alzheimer não tem cura, por isso para fazer o diagnóstico da doença é fundamental que o médico avalie a história clínica da pessoa e observe os sinais e sintomas da doença apresentados. 

O tratamento do mal de Alzheimer é feito através da indicação de medicamentos que auxiliam a diminuir os sintomas da doença,  para retardar os efeitos dessa doença neurodegenerativa.

Para saber quais medicamentos usar é fundamental consultar um médico para que ele recomende o remédio ideal para amenizar os sintomas do Alzheimer.

Conheça a Neuro Ativador Cognitivo, Memória E Raciocínio 

Na Fsl Farma você encontra uma fórmula incrível para quem quer cuidar da saúde cognitiva. Esse neuro ativador cognitivo foi desenvolvido pela farmácia de manipulação em Vitória – ES, para melhorar a agilidade mental, e aprimorar a cognição e a memória, além de dar mais energia durante o dia. 

Esse medicamento, encontrado na FSL Farma, tende a combater o estresse e auxilia na qualidade do sono, melhorando funções cognitivas, como: foco, concentração, memória, atenção, aprendizado e raciocínio rápido. 

Confira os principais benefícios desse neuro ativador cognitivo:

  • Aumenta o foco e concentração em estudos e atividades que exigem atenção;
  • Alívio do estresse e cansaço;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Aumento da memória e cognição;
  • Promove a função cerebral saudável incluindo memória, aprendizado e humor;
  • Promove sensações de bem-estar e relaxamento;
  • Desenvolve a memória e a capacidade de aprendizado;
  • Estabiliza as emoções e aumenta a energia.

Entre em contato com a FSL Farma, Farmácia de Manipulação e peça já o seu neuro ativador cognitivo para diminuir o risco de desenvolver o mal de Alzheimer.

Outras Postagens

A Beleza que vem de dentro!

A Beleza que vem de dentro!

A Beleza que vem de dentro! Estamos felizes em compartilhar com você nosso incrível lançamento: Vitalize Silício Orgânico Espanhol Hair & Skin 60 Cáps Therapeutica. O Vitalize Silício Orgânico Espanhol Skin & Hair da Therapeutica é uma fórmula completa para os...

ler mais
Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade!

Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade!

Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade! Na Farmácia FSL, estamos entusiasmados em compartilhar com você a incrível importância da Coenzima Q10 (CoQ10). Essa pequena molécula desempenha um papel gigante em nossa saúde e bem-estar. Vamos explorar...

ler mais