Suplementos para Saúde Mental | Entenda a Importância

Suplementos para Saúde Mental | Entenda a Importância

por | 15/02/2022

Setembro Amarelo – o mês de prevenção ao suicídio 

O setembro amarelo é uma campanha criada em 2015 com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio. O Suicídio é um problema grave de saúde pública no mundo, pois estima-se que, no Brasil, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. São cerca de 30 casos por dia, aproximadamente 800 mil por ano, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O mês de setembro foi escolhido como representativo desses debates uma vez que o dia 10 é o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. A cor amarela, por sua vez, representa a data, pois, em 1994, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme, que morava com os seus pais nos Estados Unidos, matou-se dentro de seu Ford Mustang amarelo. O carro era o principal passatempo do jovem e, desde então, as campanhas de prevenção pelo mundo passaram a utilizar a cor para homenagear o garoto. Assim, a campanha recebeu o nome de Setembro Amarelo.

O principal objetivo do setembro amarelo, vale destacar, é alertar e prevenir a população sobre o suicídio, a partir da promoção de discussões que abordem o problema e que mostrem a realidade do país. A conscientização acerca do tema pretende, ainda, mostrar que pode ser algo mais frequente e próximo do que se imagina.

Além disso, o setembro amarelo tem como principio auxiliar outras pessoas a tomarem consciência de que alguém próximo precisa de ajuda e pode estar sob risco de suicídio devido à saúde mental afetada. Nesse sentido, as organizações da saúde citam os seguintes comportamentos como alerta: dificuldades de relacionamento com família e amigos; presença de alguma doença psiquiátrica (transtornos, depressão, bipolaridade), uso de substâncias psicoativas, irritabilidade, pessimismo, apatia, mudanças nos hábitos alimentares ou de sono, sentimentos de solidão, impotência e desesperança. É considerado, igualmente, um alerta falar sobre morte ou suicídio, apresentar um convívio social conturbado, ter doenças físicas crônicas limitantes ou dolorosas, bem como apresentar personalidade impulsiva, agressiva e com humor instável.

A ação do mês setembro amarelo também prega que, ao conhecer e diagnosticar os fatores que causam o suicídio, é possível prestar o auxílio necessário, como ouvir, demonstrar empatia e ser afetuoso. Assim, consegue-se fazer o indivíduo, que está nessa difícil situação, levar a situação a sério, verificar o grau de risco, conversar com a família e amigos, procurar entender de onde esses sentimentos vêm e, de preferência, consultar um especialista para fazer o acompanhamento necessário.

 

A saúde mental na atualidade 

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e divulgada pelo Pine Rest Christian Mental Health Services relatou que o suicídio aumentou 32% durante a quarentena. Isso demonstra a importância do setembro amarelo na conscientização sobre a necessidade de cuidados com a saúde mental.

Com a pandemia, o medo do vírus, o isolamento social, o desemprego, a crise econômica e as incertezas sobre o futuro, houve grande impacto na saúde mental da população. Hábitos que favoreciam o relaxamento mental, como reuniões entre amigos e familiares, foram substituídos pela apreensão gerada por uma doença com fácil transmissão e risco de mortalidade.

Pensando em como esses fatos podem afetar diretamente a vida das pessoas, o Fórum Econômico Mundial encomendou uma pesquisa para analisar as condições psicológicas das pessoas. Os dados apontaram que 53% dos brasileiros tiveram piora na saúde mental desde o início da pandemia, em 2020, e cerca de 11% passaram a apresentar problemas graves, como depressão e crises de ansiedade mais frequentes.

A campanha do setembro amarelo sempre foi de extrema utilidade, mas tem sido ainda mais fundamental no último ano, em que a pandemia tem afetado de maneira brusca o sistema psicológico das pessoas. O fato de se ver sozinho e isolado cria certos transtornos, até mesmo, em quem nunca apresentou nenhum tipo de instabilidade neurológica.

Como os suplementos para a saúde mental podem auxiliar transtornos psicológicos

Nosso sistema nervoso é composto quimicamente de nutrientes, vitaminas e minerais. Para realizar as sinapses, comunicação entre os neurônios que possibilita nossos pensamentos e nossas ações no nosso dia a dia, é necessário que os neurotransmissores, popularmente chamados de “mensageiros químicos”, estejam saudáveis.

Portanto, nunca o ditado “melhor prevenir do que remediar”, teve tanto sentido. É mais fácil alimentarmos nosso corpo com nutrientes bons, a partir de suplementos para a saúde mental, e conseguir prevenir danos aos nossos neurotransmissores do que remediar, afinal, não há como criar novos neurônios, por isso, devemos cuidar dos que já temos.

Com a pandemia, muito tem se falado sobre imunidade do organismo, portanto, a alta na compra de vitaminas tem sido extrema. Porém, não é só nesses períodos de crise, ou no setembro amarelo, que tais suplementos para a saúde mental devem ser adquiridos. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, já que ela comanda todo o restante do nosso corpo e delimita como a gente age interna e externamente.

Por outro lado, ainda existem muitos tabus e preconceitos sobre consultar psicólogos, terapeutas e afins. Na verdade, as pessoas têm um julgamento errôneo de associar esses profissionais a pessoas em estado de loucura, o que não é real. Tratar da mente é tão importante quanto tomar água ou fazer um exercício físico. Se nos preveníssemos, com um suporte correto de profissionais psicólogos e psiquiatras, alimentássemo-nos de forma adequada e utilizássemos suplementos para a saúde mental, com vitaminas e imunizantes, teríamos uma taxa de suicídio menor.

O setembro amarelo existe, então, para nos informar e minar esses tabus, demonstrando a real importância de dispor de um tratamento e efetuar o diagnóstico. Além disso, assim como os carros necessitam de gasolina para se locomover, nós necessitamos de vitaminas e de assistência para ter uma vida saudável e próspera.

Outras Postagens

A Beleza que vem de dentro!

A Beleza que vem de dentro!

A Beleza que vem de dentro! Estamos felizes em compartilhar com você nosso incrível lançamento: Vitalize Silício Orgânico Espanhol Hair & Skin 60 Cáps Therapeutica. O Vitalize Silício Orgânico Espanhol Skin & Hair da Therapeutica é uma fórmula completa para os...

ler mais
Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade!

Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade!

Descubra o Poder da Coenzima Q10 para Sua Saúde e Vitalidade! Na Farmácia FSL, estamos entusiasmados em compartilhar com você a incrível importância da Coenzima Q10 (CoQ10). Essa pequena molécula desempenha um papel gigante em nossa saúde e bem-estar. Vamos explorar...

ler mais