Q10 | Por que essa substância se tornou tão popular?

por | 01/05/2022

Conheça a Coenzima Q10

Você já ouviu falar em coenzima Q10? A coenzima Q10, ou  CoQ10, também é muito conhecida como ubiquinona. Essa substância é produzida pelo organismo e possui propriedades antioxidantes.

Essa coenzima também é encontrada em alimentos, a exemplo de legumes verdes, como espinafres e brócolis, de frutas, como laranjas e morangos, de carne de porco, frango, fígado, peixes gordos, entre outros.

Ela pode, ainda, ser suplementada, pois, conforme envelhecemos, a produção de coenzima Q10 diminui. Por isso, as pessoas mais idosas possuem deficiência dessa substância tão importante produtora de energia.

A coenzima Q10 é uma substância fundamental para a produção de energia nas mitocôndrias das células, sendo essencial para o funcionamento do nosso organismo. Algumas doenças e condições de saúde, como doenças cardíacas, distúrbios cerebrais, diabetes e câncer têm sido associadas a baixos níveis de CoQ10.

Dessa forma, é muito importante manter níveis adequados e saudáveis dessa enzima para que o nosso organismo execute suas funções adequadamente. Além de proteger as células de danos oxidativos e de bactérias ou vírus, que são causadores de doenças, existem muitos outros benefícios da Q10. Acompanhe a leitura!

 

Quais são os benefícios da q10?

Como visto, a coenzima Q10 apresenta uma ampla gama de benefícios para a saúde do ser humano, por isso, a FSL FARMA – Drogaria e Farmácia de Manipulação te apresentará tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da Q10.

Pode ajudar a tratar a insuficiência cardíaca

Alguns estudos e tratamentos realizados com coenzima Q10 demonstram que é possível restaurar os níveis ideais de produção de energia. Assim, pode-se minimizar os sintomas causados pela insuficiência cardíaca e reduzir os índices de óbito decorrentes desse problema.

Desse modo, os benefícios da Q10 são prevenir a formação de doenças cardiovasculares nas artérias e contribuir para melhorar a função cardíaca. Por tal fato, indivíduos que sofrem com colesterol elevado, por exemplo, devem aumentar o consumo de coenzima Q10 por meio da alimentação ou de suplementos.

Auxilia na melhora da fertilidade

Um dos benefícios é que ela está envolvida na melhora da qualidade da fertilidade. Foi comprovado que a suplementação com coenzima Q10 pode contribuir para proteger o esperma do homem e os óvulos na mulher da oxidação.

Previne o envelhecimento precoce

A coenzima Q10 é uma suplementação que pode contribuir com a sua pele, deixando-a mais jovem e livre do envelhecimento precoce.

Quando aplicado diretamente na pele, por meio de cremes, o CoQ10 reduz os danos do sol, diminui os riscos de câncer de pele e aumenta a proteção devido às suas propriedades antioxidantes.

Por isso, aplicar a coenzima Q10 diretamente na pele pode propiciar a redução de danos provenientes de agentes internos e externos, aumentando, assim, a produção de energia nas células da pele e diminuindo a profundidade das rugas.

Ajuda no desempenho do exercício

Dentre os benefícios da Q10, pode-se ressaltar que essa substância auxilia o desempenho durante o exercício. Essa enzima, na verdade, é fundamental para produzir energia nas células.

Além disso, o desempenho durante o exercício físico pode ser afetado pelo estresse oxidativo. A coenzima Q10 ajuda, então, a reduzi-lo, o que promove aprimoramento da performance e ameniza a fadiga.

Ajuda no desempenho da prevenção do câncer

A coenzima Q10 possui propriedades antioxidantes importantíssimas, que ajudam na proteção do DNA celular e na sobrevivência celular, ambos os fatores estão ligados à prevenção do câncer.

Desse modo, o CoQ10 protege as células do estresse oxidativo e auxilia a produção de energia celular, o que possibilita uma melhora na saúde de modo geral.

Melhora a função cerebral

Os benefícios também referem-se à melhora na função cerebral. Isso porque, com o avanço da idade, os níveis da coenzima tendem a diminuir, assim, o cérebro fica suscetível a sofrer com danos oxidativos.

Nessa perspectiva, a suplementação  que você encontra na FSL FARMA – Drogaria e Farmácia de Manipulação ajuda a repor os níveis saudáveis dessa molécula, fornecendo energia às células do cérebro e prevenindo doenças, como Alzheimer e Parkinson.

Onde encontrar suplementos com coenzima q10

Como vimos, a coenzima Q10 apresenta muitos benefícios para a saúde e para o bem-estar do ser humano, mas, em alguns casos, somente a alimentação e a produção do próprio organismo não são suficientes.

Por isso, o médico ou a nutricionista recomendam que essa substância seja recomposta por meio de suplementos encontrados facilmente em farmácias, como a FSL FARMA – Drogaria e Farmácia de Manipulação.

Na FSL Farma, você encontrará diferentes suplementos de coenzima Q10, conforme a dosagem recomendada pelo médico.

Outras Postagens

Descubra o Poder do Morosil no Combate à Obesidade

Descubra o Poder do Morosil no Combate à Obesidade

Você já ouviu falar em Morosil? Este extrato natural, proveniente das laranjas vermelhas Moro, cultivadas na pitoresca região de Etna, na Sicília, é um aliado poderoso na luta contra a obesidade. Aqui na farmácia FLS, entendemos que o emagrecimento vai além da...

ler mais
Truques Que Auxiliam No Cuidado do Seu Corpo

Truques Que Auxiliam No Cuidado do Seu Corpo

O corpo que pode comandar uma vida mais saudável e qualitativa é: cuidados com o corpo, que através de truques estéticos, desde os básicos até os mais complicados, são de fundamental importância, principalmente na vida dos homens e das mulheres. Não importa a faixa...

ler mais