STRESS: Qual seu Impacto em Nossa Saúde?

por | 28/06/2022

O Stress Afeta Muitos Brasileiros e Faz Parte do Dia a Dia de Todos. Entretanto Pode Causar Diversas Complicações para Nossa Saúde Física e Mental. Saiba Mais!

O QUE É O STRESS E O QUE ELE CAUSA?

Por mais que o stress possa parecer inofensivo, quando experienciado constantemente é passível de afetar todo o funcionamento de nosso organismo, trazendo males a saúde física e psicológica de quem apresenta esse quadro. Não é atoa que o stress é considerado um dos males do nosso século. No Brasil, por exemplo, de acordo com um estudo feito pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil) em 2017, cerca de 70% da população ativa já apresentava ou possuía sintomas de stress, dados esses que explicitam o fato de o país estar entre os aqueles com maior índice de stress do mundo.

É pensando na gravidade dos efeitos do stress que a FSL Farma, farmácia de manipulação, não só trabalha com medicamentos manipulados que podem ajudar, mas também preparou esse artigo para que você entenda um pouco mais sobre esse mal.

Fisiologicamente falando, o stress é uma resposta do organismo frente a algum tipo de perigo. Foi desenvolvido há muito tempo atrás como meio de alerta, quando os primeiros seres humanos precisavam, por exemplo, fugir de predadores. Com o passar dos séculos, os fatores estressantes se modificaram e hoje podemos citar alguns como problemas pessoais ou familiares, pressão no trabalho, solidão, exaustivas jornadas de trabalho, problemas financeiros, etc. Todas essas e outras situações fazem com que o nosso organismo libere uma complexa combinação de hormônios e substâncias químicas como a adrenalina, o cortisol e a noradrenalina, numa tentativa de preparar o corpo para a ação física. Entretanto, hoje já não precisamos mais fugir de predadores ou executar qualquer tipo de ação física frente às situações estressantes às quais somos expostos e é exatamente aí que está o problema.

Se a liberação constante desses hormônios não afetasse o organismo, realmente não teríamos grandes problemas, mas a realidade é que sim, nossa saúde física é afetada pela exposição constante às situações estressantes. Por exemplo, níveis de cortisol mais elevados que o normal contribuem para o aumento dos níveis de açúcar no organismo, da oleosidade cutânea, da pressão sanguínea (hipertensão), que pode ocasionar infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), também colabora para a diminuição do colágeno e o agravamento de outros fatores relacionados ao aparecimento de rugas, conforme exposto em um estudo publicado em 2014 no jornal científico Inflamm Allergy Drug Targets.

Ademais, o stress prolongado (ou crônico) pode desencadear uma série de outros problemas como o agravamento de diabetes, o surgimento da insônia, de problemas do sono e gastrointestinais, além de afetar o apetite e a libido, acelerar o envelhecimento precoce, principalmente da pele e causar problemas dermatológicos como acne, psoríase, dermatite atópica, entre outras. Mas não somente a saúde física é afetada pelo stress. É de conhecimento geral que essa resposta do organismo afeta (e muito) a saúde mental do paciente se experienciada de forma constante, podendo muitas vezes vir acompanhado ou abrir caminho para o surgimento de transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade. Estudos sugerem que a liberação de maneira recorrente dos hormônios ligados ao stress diminui as quantidades de liberação da serotonina, o conhecido “hormônio da felicidade” e uma das substância responsáveis por estabelecer a sensação de bem estar e proporcionar a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do humor, do apetite e da memória.

DEFINIÇÕES DO STRESS

Na farmácia de manipulação FSL Farma, você encontra medicamentos manipulados que ajudam a lidar com o stress tratando seus sintomas e também suas causas. Para melhores definições, atualmente, o stress pode ser classificado de três maneiras: agudo, agudo episódico e crônico. O primeiro é o considerado saudável e mais comum, já que se caracteriza por episódios isolados que não acarretam em efeitos persistentes e negativos no organismo, apenas ensina o corpo como reagir a stress futuro. O agudo episódico caracteriza a vida das pessoas que constantemente passam por situações estressantes, como aquelas pessimistas e que possuem preocupações excessivas. Já o stress crônico é aquele que persiste por longos períodos de tempo, decorrentes de, por exemplo, traumas na primeira infância. Os dois últimos são nocivos e se assemelham pelo fato de que as pessoas que os possuem acreditam que o stress é inerente às suas vidas, por isso, costumam somatizar e desenvolver os problemas de saúde citados ao longo deste artigo. Em todos esses casos, os medicamentos manipulados podem ajudar a tratar tanto as próprias causas quanto os sintomas do stress.

MEDICAMENTOS MANIPULADOS E OUTRAS FORMAS DE TRATAMENTO

Quando pensamos no tratamento, uma possibilidade é o uso de medicamentos manipulados, mas o primeiro passo é identificar o ponto ou os pontos causadores do stress para então definir o melhor caminho a seguir para tratá-los. Algumas possibilidades são:

– Pedir e aceitar ajuda, tanto de pessoas próximas a você, quanto de profissionais, por exemplo, um psicólogo, que poderá te ajudar a lidar de forma efetiva com as causas do stress.

– Buscar alternativas que ajudem a descansar a mente como meditação, yoga e exercícios físicos, que recarregam as energias e produzem endorfina, o hormônio responsável pela sensação de recompensa e bem-estar.

– Aderir a uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes e evitando a ingestão de substâncias tóxicas e estimulantes ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis.

– Buscar por tratamentos alternativos como acupuntura, aromaterapia e até medicamentos manipulados feitos com produtos naturais como os da FSL Farma, farmácia de manipulação.

– Repensar suas relações também é um caminho já que muitas vezes a fonte causadora de stress são os relacionamentos hostis que possuem, por exemplo, brigas rotineiras. Ademais, relacionamentos fortes e baseados no respeito e admiração podem te ajudar a lidar com o stress.

Na farmácia de manipulação FSL Farma, você encontra florais e diversos medicamentos manipulados e homeopáticos para te ajudar nesse processo, seja auxiliando na produção dos hormônios da felicidade, seja tratando as causas do stress! Para conhecer nossas opções em medicamentos manipulados, acesse nosso site para conhecer as opções disponíveis.

Outras Postagens

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

Por Que os Probióticos São Importantes Para Sua Saúde?

O Que São Probióticos? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são microrganismos vivos (bactérias) que conferem diversos benefícios para a saúde quando são consumidos em quantidades adequadas, e que podem ser manipulados de forma direcionada para...

ler mais
Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

Quais os Principais Medicamentos para Ansiedade?

O que são Medicamentos para Ansiedade?Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central e são adquiridos em uma farmácia de manipulação. Por afetarem os processos mentais, alteram...

ler mais
Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Saiba os Benefícios do Magnésio com a Vitaminas D3 + K2 + A + E

Medicamentos Manipulados Sublinguais com Vitaminas.Para uma suplementação alimentar completa, a Vitamina D3 + K2 + A + E é essencial e você pode encontrá-la na FSL Farma, farmácia de manipulação. Um dos benefícios do magnésio é que ele contém a combinação de Vitamina...

ler mais